Planejamento

Planejamento de aula
TEMA: “Conto – Chapeuzinho Vermelho”
As crianças de hoje, sentem-se cada vez mais desestimuladas à leitura, devido aos apelos da mídia, principalmente da televisão, que em sua maioria aliena as crianças prejudicando o desempenho e a criatividade.
Trabalharemos com o conto Chapeuzinho Vermelho, a fim de proporcionar às crianças um momento não só de aprendizado, mas de diversão, através do qual construiremos significados para a história.
OBJETIVOS
* Desenvolver no aluno a habilidade de produzir desenhos e oralidade da história;
* Incentivar trabalho em equipe;
* Estimular a criatividade e enriquecer a imaginação;
* Desenvolver a sequência lógica do pensamento infantil;
* Ordenar conceitos e formar ideias;
* Conhecer o conto de fada;
* Desenvolver o gosto e o interesse em ouvir histórias e contos;
* Criar ambiente prazeroso e envolvente nos momentos das histórias;
* Utilizar diferentes tipos de materiais para leitura dos contos;
* Ampliar o repertório de palavras na linguagem diária das crianças.
DESENVOLVIMENTO/AÇÕES
Apresentaremos o conto através da leitura de livros, teatro e filme.
Faremos teatros para as crianças no pátio, onde as produções serão feitas e confeccionadas com a participação dos alunos para apresentação.
Trabalharemos com oficinas de artes com pintura de rosto, confecção de fantoches, artes plásticas e sucatas.
Também realizaremos a exposição e socialização do livro de contos de fadas para mostrar as crianças outras formas de conhecer as histórias com o intuito de despertar o interesse pelo livro.
Recontaremos as histórias de diversas maneiras numa sala encantada utilizando materiais recicláveis.

RECURSOS

* DVD
* Livros do conto
* Fantasias
* Lápis, papel, lápis de cor, giz de cera, canetinha, tinta guache, pincel, cola colorida, cola, revista, tesoura.
* Computador, aparelho de DVD, televisão, rádio, data show.
* Músicas,
* Fantoches;
* Massa de modelar
* Imagens;

PERÍODO DE DURAÇÃO

4 meses (setembro, outubro, novembro e dezembro)

AVALIAÇÃO

A avaliação ocorrerá através da observação contínua e participação no desenvolvimento das atividades, para que as crianças possam se desenvolver globalmente em vários aspectos, social, motor, cognitivo e também histórico.
O ato de contar histórias deve possibilitar as relações de aprendizado entre os pares, inclusive com o professor, para que seja construído o laço de afetividade essencial nessa fase do aprendizado.

PÚBLICO ALVO
Jardim I D e E.
RESPONSÁVEIS
Professoras: Idioneti Neves Moreira e Célia Alexandra

Utilizaremos estes sites para o desenvolvimento do trabalho:
http://bancodeatividades.blogspot.com/2011/02/educacao-infantil-projeto-chapeuzinho.html
http://baudasdobraduras.blogspot.com/2009/10/origami-circular-chapeuzinho-vermelho.html
http://www.youtube.com/watch?v=77IP-eQIBDQ&feature=related